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Data 02/05/2011
Comportamento Organizacional

Teorias de Motivação

2 Grandes linhas
 Teorias de conteúdo (o que motiva) {maslov, Herzberg, Mcgregor, Mc Clelland entre outros.}
Teorias de processo (Como acontece motivação){Hoje}
Teoria da experiência (expectativa) de VROMM e Rotter
Ideia central -> comportamento é sempre orientado para resultados. As pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.
Há 2 variaveis que determinam a ação (motivação)
- O valor da recompensa
- O que se espera como recompensa
Se a pessoa reconhece valor, na recompensa, melhorará seu desempenho.
Portanto o valor atrivuido a recompensa determina desempenho superior ou medíocre!
As pessoas atribuem valores diferentes às coisas. Por isso, a possibilidade de alcance diferenciados (superiores) é bastante limitada.
Se atendidas as expectativas de resultado.
ð  Satisfação. Do contrário, insatisfação. Existe uma tendência a se repetir comportamentos que resultem satisfação.
Teoria da Equidade
è Fator determinante ela motivação consequentemnte do desempenho.
è Comparação entre esforço despendido x recompensa recebida.
è Comparação:
·         Relação individual de proporção
·         Relação do Δ com o grupo
·         Relação de outros Δs ou grupos na mesma empresa
·         Relação de outros Δs ou grupos de fora da empresa.
·         Percpção da “injustiças”
·         Modificar as entradas (menos esforço)
·         Modificar os resultados (menor qualidade)
·         Distorcer imagem (auto-imagem e de outrém)
·         Buscar outras referencias (preferencialmente alguma que seja + positiva)
·         Abandonar o terreno (DEMETIR-SE)
Adm por objetivos/metas
Programas de reconhecimento dos funcionários. {plano de carreira – gestão participativa – representação de conselhos – participação acionária}
Planejamento de trabalho -> rodízio de tarefas, enriquecimento das atividades ↑, horários flexíveis, teletrabalho.


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